22/01/2018 - 03h55

A retomada dos empregos

Fonte: Força Sindical

 
A luta dos trabalhadores por sua sobrevivência nunca foi fácil. E nos dois últimos anos as coisas pioraram bastante, principalmente quando abordamos a questão dos empregos. No ano passado a taxa de desemprego chegou a alcançar a espantosa casa de 13,7%, ou seja, mais de 14 milhões de trabalhadores desempregados. E, apesar da queda nos últimos meses de 2017, ainda atinge a casa de mais de 12 milhões de trabalhadores nesta situação.
 
Segundo analistas de órgãos de pesquisa, as estimativas para 2018 são as de que o País vai seguir reagindo e novas vagas formais de trabalho, aquelas com carteira de trabalho assinada, continuarão sendo criadas, mas de forma gradativa, lenta, não conseguindo sair dos dois dígitos. Conforme eles, apenas um quadro eleitoral bastante conturbado será capaz de obstruir a retomada do emprego. Ainda segundo economistas de bancos e consultorias, a taxa de desemprego deverá ficar em algo em torno de 11,2% no término de 2018, abaixo daquela do final do ano passado.
 
Em suma, é clara a dúvida ainda existente entre os analistas econômicos a respeito de até onde a taxa de desemprego vai recuar em 2018. No geral, eles estimam a criação de quase dois milhões de postos de trabalho neste ano, incluindo-se aí vagas formais e informais.
 
Nós, da Força Sindical, acreditamos que a retomada siga acontecendo. E que seja consistente! Nossa luta é para que tal fato aconteça, mas para isto será necessário que o governo arregace as mangas e trave um combate ferrenho contra o desemprego, que penaliza quase que dobro, ou o triplo, dos desempregos, contando-se os familiares e todos aqueles que deles dependem.
 
Para modificar o atual quadro adverso para a classe trabalhadora será preciso que a taxa de juros seja reduzida a níveis aceitáveis, que os investimentos no setor produtivo sejam incentivados, que as exportações superem as importações e que a produção e o consumo sejam incentivados, além de outras providências prementes.  
 
Confiamos no Brasil e nos brasileiros, e juntos vamos reverter este quadro!
 
Paulo Pereira da Silva – Paulinho
Presidente da Força Sindical e deputado federal
 
Imprimir Indique esta notícia Comente

« Voltar
  • Banners
  • Banners
  • Banners

Galeria de imagens

Posse da Diretoria - 2018/2021

Ver todas