31/08/2013 - 21h07

Para TRT, greve de portuĂĄrios em fevereiro nĂŁo foi abusiva

Fonte: A Tribuna On-line - 29/08/2013

A greve dos trabalhadores portuários realizada no turno das 7 às 13h, do dia 22 de fevereiro deste ano, foi considerada não abusiva pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT/SP), no julgamento realizado na última quarta-feira.
 
O dissídio de greve foi instaurado pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) contra o Sindaport (Empregados na Administração Portuária), Sintraport (Operários em Capatazia), Sindogeesp (Operadores de Guindastes e Empilhadeiras), Sindicato dos Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia, e Sindicato dos Estivadores de Santos.
 
Na ocasião, as mudanças na atividade portuária promovidas pela Medida Provisória 595, transformada na Lei 12.815/13, foi o principal motivo da paralisação. “De forma unânime o TRT entendeu que a atividade portuária não está classificada na Lei de Greve (7.783/89) como essencial, não acatando, portanto, a sustentação do Sopesp”, disse o advogado dos trabalhadores, Eraldo Franzese.
 
Para o presidente do Sindogeesp, Guilherme do Amaral Távora, a decisão referendou o direito dos trabalhadores. “Os desembargadores sabem que a greve foi necessária, sobretudo porque não tivemos alternativa”. Para Marco Antônio Sanches, que preside o Sindicato dos Conferentes, “a paralisação foi a única forma do Governo ouvir a voz dos portuários”.
 
Everandy Cirino dos Santos, presidente do Sindaport, destacou a decisão do TRT. “O recado do Judiciário para o Executivo foi dado, ou seja, os trabalhadores devem ter participação nas discussões dos grandes temas de interesse da Nação”. Na opinião do presidente do Sindicato dos Estivadores, Rodnei Oliveira da Silva, o dissídio instaurado pelo Sopesp não representou a vontade absoluta dos empresários. 
 
Por intermédio de sua assessoria de imprensa, o Sopesp informou que não se pronunciará sobre o assunto.
 
Imprimir Indique esta notĂ­cia Comente

« Voltar
  • Banners
  • Banners
  • Banners

Galeria de imagens

Greve Grupo Rodrimar

Ver todas