12/06/2018 - 03h05

Sessão solene na Câmara Municipal de Santos homenageia os 85 anos de fundação do SCCDCPS

Fonte: AssCom SCCDCPS / Denise Campos De Giulio

 
Atendendo propositura do vereador Braz Antunes (PSD), a Câmara Municipal de Santos realizará na noite desta sexta-feira (15), às 19h, sessão solene em homenagem aos oitenta e cinco anos de fundação do Sindicato dos Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia do Porto de Santos (SCCDCPS).
 
Fundada no dia 18 de dezembro de 1932, pouco mais de dois meses após o término da Revolução Constitucionalista, a entidade laboral representativa construiu ao longo desse período um rico histórico de relevantes serviços prestados ao maior e mais importante complexo portuário da América Latina, o Porto de Santos. 
 
"É uma honra muito grande recebermos esse reconhecimento do cidadão santista através do poder legislativo do município, que é a legítima casa do povo, sobremaneira porque a gentil iniciativa partiu de um vereador que não por acaso é filho de um dos mais ilustres representantes da nossa categoria, ex-presidente do Sindicato por vinte anos em oito mandatos, ex-vereador durante 26 anos consecutivos e ex-presidente da Câmara Municipal de Santos, o saudoso e inesquecível Nelson Antunes Matos", disse o presidente Marco Sanches, no comando do SCCDCPS desde setembro de 2012.
 
Com uma taxa de ocupação laboral próxima de 100%, os 250 profissionais de conferência estão presentes em mais de vinte empresas e terminais portuários atuando diuturnamente pelo sistema celetista, via CLT, e avulso administrado pelo Órgão Gestor de Mão de Obra (OGMO). Ao todo, o Sindicato possui 400 associados entre trabalhadores da ativa e aposentados. 
 
Para tanto, o SCCDCPS mantém pactuados dezenas de acordos coletivos de trabalho com quase todos os operadores portuários que atuam no porto local. "Sou da opinião de que trabalhadores e empresários devem estabelecer parcerias proativas, compartilhadas, voltadas para a obtenção de resultados, eficiência e índices de produtividades que atendam aos objetivos comuns e interesses de ambas as partes, e nesse sentido avalio que estamos no caminho certo", asseverou o mandatário sindical.
 
Apesar disso, segundo Sanches, a luta pela preservação do mercado de trabalho continua. "Mesmo reunindo uma mão de obra especializada, altamente capacitada, treinada e atualizada para fazer frente aos sucessivos processos de modernização e métodos cada vez mais avançados de movimentação de cargas, desempenhando inclusive uma atividade prevista no diploma legal vigente (Lei 12.815/2013), lamentavelmente ainda enfrentamos algumas demandas na Justiça do Trabalho objetivando a manutenção dos postos de serviços da categoria", destaca o líder dos conferentes.
 
Otimista por natureza, o dirigente segue atento à crise política, econômica e principalmente às transformações na relação capital e trabalho provocadas pela reforma trabalhista. "A atual conjuntura do país é preocupante assim como são inegáveis os retrocessos causados pelas mudanças na CLT, sobretudo as que foram deliberadamente direcionadas para o enfraquecimento das estruturas sindicais, contudo, mesmo diante de tantas adversidades temos sim que comemorar a data e seguir em frente no sentido de fortalecer ainda mais nossa quase centenária entidade para que as futuras gerações de conferentes possam celebrar os próximos 85 anos de existência do Sindicato." 
 
Para comemorar a data festiva estão sendo aguardadas as presenças de diversas autoridades, executivos e empresários do segmento da navegação, dirigentes de sindicatos portuários coirmãos, associados da ativa e aposentados, convidados em geral e profissionais de imprensa. Braz Antunes fará o discurso de saudação.

Atualizada em 15/06/2018, às 4h07
 
Imprimir Indique esta notícia Comente

« Voltar
  • Banners
  • Banners
  • Banners

Galeria de imagens

Posse da Diretoria - 2018/2021

Ver todas